O que é Arguile?

Arguile, Narguile, Arguilé, Hookah.. etc, são nomenclaturas adotadas por vários tipos de regiões ou países.
Um Arguile, nada mais é do que um cachimbo d’água, onde você fuma vários tipos de essências, apreciando novos sabores e aguçando seu olfato e paladar.

Como Funciona?

Ao fumar, o ar que entra no arguile é aquecido pelo carvão, que por sua vez queima a essência liberando todo seu aroma. O “ar aromatizado” entra pelo Stem (cano principal do arguile) e desce até o vaso contendo água para que a fumaça seja resfriada, tornando-a agradável na hora que chega até sua boca. Então você aprecia todos os momentos bons que uma sessão de arguile pode lhe oferecer.

Arguile e seus componentes.

Um arguile não é só formado pelo Stem e pelo vaso, sua composição agrega:

Stem = Haste principal (corpo do arguile)
Vaso = Aonde vai à água
Rosh = Aonde você coloca o fumo
Prato = Serve de apoio ao carvão
Mangueira = Serve para levar a fumaça do arguile até sua boca

Abaixo uma foto detalhada.

Historia do arguile

Há varias hipóteses de onde surgiu o primeiro arguile, quase todas em seu sentido verdadeiras. Relatos nos apontam para Europa, América, Índia, África e Pérsia. Historiadores indicam a América como principal fonte criadora e até inspiradora para a Europa, que por sua vez passou os costumes para Ásia e África. Intensos estudos realizados no século XX alegam que o ato de fumar tabaco no assim chamado cachimbo d’água foi importado da América para há África vários séculos antes da chegada dos europeus… (por L. Wiener).

O pesquisador Americano J.A Frank livremente afirma “Dois mil anos antes da descoberta do arguile, parece que um cano de água chamado Dhoom Netra, cheio de ervas aromáticas e plantas medicinais, e também, muito provavelmente com as drogas, foi fumado”.

A origem persa é certamente confirmada pela BM Du Toit depois de ter realizado um grande trabalho etnográfico na África. O pesquisador estava interessado na origem do dagga (cannabis) e repetidamente ressalta o uso de tubulação de água “Dakka”. Vários especialistas consideram a possibilidade de uma origem africana para o cachimbo d’água

Em resumo, o uso do cachimbo d’água, em grande parte, pode ser afirmado como simultâneo e com suas adaptações através dos anos entre várias regiões do mundo. (…)

Saúde

Vamos aqui expor nossas opiniões, pois temos que lutar pelo nosso direito de saber a real maleficência que o arguile faz.

Esse mito de que “um arguile = 100 cigarros” nada mais é do que mídia manipulada, que em minha opinião, os “reis do tabaco”, donos de empresas de cigarros viram que as pessoas acharam uma “alternativa” para o vicio no tabaco e manipularam a mídia para que o arguile fosse taxado como “demônio para saúde”.

Eu não vou ser hipócrita e dizer que o arguile não faz mal, tudo que é fumaça faz mal. Mas usado moderadamente e da maneira certa (sem substâncias ilícitas), o mal que pode causar a saúde é irrelevante ao prazer de uma boa sessão. Os primórdios do cachimbo d’água fumavam desde a Pré-adolescência e morriam com mais de 100 anos, assim como hoje os turcos, libaneses e árabes!

O que na realidade ocorre, é que, muitos antropólogos acham que o cachimbo d’água não faz tão mal quanto a mídia diz, e os profissionais de medicina defendem a teoria deles, de que uma sessão de arguile é igual a fumar 100 cigarros. Mas enquanto essa “discussão” entre médicos e antropólogos não pararem e eles entrarem em acordo para descobrir o quão mal faz realmente a saúde, nunca teremos uma resposta verdadeira e definitiva.

Vídeos mais Assistidos